Sergipe integrará o Programa Brasil Mais Seguro

14 jun 2013 | 18:31 |
0 comentário

sergipeA partir do segundo semestre, Sergipe contará com mais recursos federais e intervenções executadas em parceria com o Governo Federal no combate à criminalidade e à violência no estado.

A adesão ao programa Brasil Mais Seguro foi acertada na manhã desta quinta-feira, 13, durante audiência entre o governador em exercício Jackson Barreto, secretários de Estado de Segurança e de Justiça e a representante da Secretaria Nacional de Segurança Pública, Cátia Simone Gonçalves.

Sergipe será o quarto estado nordestino a associar-se ao Programa e poderá receber um aporte financeiro de R$ 40 milhões. O Brasil Mais Seguro integra o Plano Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e tem como objetivo induzir e promover a atuação qualificada e eficiente dos órgãos de segurança pública e do sistema de justiça criminal, focado na qualificação dos procedimentos investigativos e na maior cooperação e articulação entre as instituições de Segurança Pública e o Sistema de Justiça Criminal (Poder Judiciário e Ministério Público).

A coordenadora Geral de Planejamento Estratégico e Projetos Especiais em Segurança Pública da Secretaria Nacional de Segurança, Cátia Simone, explicou que a Ação possui três eixos de atuação: a melhoria da investigação das mortes violentas; o fortalecimento do policiamento ostensivo e de proximidade (comunitário); e o controle de armas.

“A temática do plano é combater a impunidade, aumentar a sensação de segurança e trabalhar com a integração de segurança pública, justiça criminal e sistema prisional. Sergipe será o quarto estado do Nordeste a aderir ao Programa, que prevê uma série de investimentos na área de segurança pública, de perícia, investigação criminal e uma maior articulação com o MPE, Tribunal de Justiça e Defensoria Pública para que tenhamos um foco voltado para a diminuição da impunidade. A região Nordeste foi escolhida para receber primeiramente o Plano porque é a região brasileira onde as taxas de homicídios cresceram mais nos últimos cinco anos. O Estado entra com a contrapartida no aumento de efetivo, realização de concurso público, melhoria da estrutura de delegacias e unidades prisionais”, diz.

Jackson Barreto pontuou que o Programa soma-se aos investimentos estaduais na área de segurança pública, como o anúncio de concurso público para a seleção de policiais militares e peritos criminais.

“Nosso estado passará a integrar o programa federal Brasil Mais Seguro, que é um programa que conta com o apoio da presidenta Dilma Rousseff e busca conter o crescimento da violência, que tem crescido em nosso País e, principalmente, no Nordeste. Lamentavelmente, Sergipe está inserido no ranking nacional de violência e as medidas anunciadas recentemente de fazer concurso para aumentar o efetivo da Polícia Militar, a compra das folgas de militares, o concurso público para perícia da Polícia Civil fortalecem esse projeto. Através desse programa, Sergipe irá receber recursos na ordem de R$ 40 milhões para capacitação de servidores, construção de delegacias para melhorar a estrutura de combate ao crime no nosso estado. Aderir ao programa e colocar em prática esses projetos contribui para proteger mais a sociedade sergipana. É mais uma iniciativa do Governo federal e estamos aqui para colocá-la em prática”, afirma.

Fonte: ASN

Sergipe integrará o Programa Brasil Mais Seguro

Comente com sua conta no facebook

Se não tiver facebook comente aqui.

Para: Sergipe integrará o Programa Brasil Mais Seguro


 

Please log in to vote

You need to log in to vote. If you already had an account, you may log in here

Alternatively, if you do not have an account yet you can create one here.