Quem foi Aroaldo Chagas?

23 maio 2013 | 11:30 |
1 comentário

aroaldoUma das mais movimentadas avenidas de nossa cidade e a maior escola da rede pública municipal, recebem o nome de Aroaldo Chagas. É possível que muitos carirenses, mesmo habituados a ouvir esse nome, não saibam de quem se trata.

Quantos alunos da citada instituição de ensino, bem como muitos moradores e comerciantes estabelecidos na avenida que liga o centro da cidade ao bairro Matadouro Velho, não já se perguntaram quem foi essa pessoa? Talvez nossos conterrâneos mais idosos o lembrem pelos seus méritos, à frente do Poder Executivo Municipal.

Sabemos que Aroaldo foi funcionário da Exatoria Estadual e casou-se com uma filha de João Pedro Alves (João Gonçalo), um dos pioneiros da Câmara Municipal de Vereadores, de quem possivelmente tenha herdado o gosto pela política.

Apoiado pelo ex-prefeito Antônio Conrado de Souza, concorreu à prefeitura no pleito de 1962, sendo derrotado por Antônio Dutra Sobrinho. Tanto Dutra como seu sucessor, João Alves Evangelista, tiveram seus mandatos interrompidos pela ditadura militar, iniciada com o Golpe de 64. Depois disso, o município ficou sob gestão de um interventor, o Tenente José Rosa de Araújo. Finda a intervenção, Aroaldo saiu vitorioso nas eleições municipais e tomou posse em 30 de março de 1967.

Nesse ano, foram anexados ao prédio do Poder Executivo Municipal, a Junta do Serviço Militar e o Posto Médico José Francisco das Chagas. Desse complexo administrativo, nada restou, tudo foi demolido.

Como a intenção aqui não é proceder a um levantamento detalhado de suas realizações, destacamos como uma das obras fundamentais, a construção em 1970, na Praça José Durval Matos, do Hospital e Maternidade Alda Chagas Nunes, que foi instalado graças à participação do FUNRURAL e da Prefeitura, do Projeto Rondon e do arquiteto Cláudio Costa Lima Resende.

Em 31 de janeiro de 1971, findou o seu primeiro mandato, tomando posse o novo gestor, Jecílio Soares de Lima, que ficou até 31 de janeiro de 1973, quando novamente o destino da municipalidade foi entregue a Aroaldo Chagas, que teve seu desfecho fatídico em 14 de fevereiro de 1974, quando o mesmo faleceu em acidente automobilístico, nas proximidades do Povoado Terra Dura, Município de Itabaiana/SE.

Depois do trágico acontecimento, o cargo vacante foi assumido pelo vice João Antônio da Paixão (João Carira).

Aroaldo morreu, mas deixou a marca de sua administração na história política da cidade, que conserva seu nome na maior avenida e na maior escola da rede municipal.

 

 

_________________________________________________________________________________

joao helioJOÃO HÉLIO DE ALMEIDA

Graduado em História e Especialista em Ciências das Religiões.

Professor da rede pública estadual.

Quem foi Aroaldo Chagas?

Comente com sua conta no facebook

Se não tiver facebook comente aqui.

Para: Quem foi Aroaldo Chagas?

Um Comentário até agora.

  1. Josefa Maria da Silva disse:

    Aroaldo Chagas foi amigo de minha família e D. Neuza parente, ele foi um grande prefeito, quando ele morreu a cidade de Carira toda chorou sua morte.


 

Please log in to vote

You need to log in to vote. If you already had an account, you may log in here

Alternatively, if you do not have an account yet you can create one here.