Operação 75: SSP prende 61 adultos e detém 9 adolescentes em Sergipe

10 maio 2013 | 18:58 |
0 comentário

operacao-75-prisoesOs presos são acusados pelos crimes de roubo, furto, tráfico de drogas e homicídio.

A Secretaria de Segurança Pública de Sergipe (SSP/SE) apresentou na manhã desta sexta-feira, 10, detalhes de uma operação que envolveu 500 policiais civis e militares e prendeu 61 adultos e nove adolescentes em conflito com a lei nesta quinta-feira em vários municípios do Estado. A operação teve como foco cumprir 210 de mandados de prisão e busca e apreensão que estavam em aberto no qual duas das prisões aconteceram em Carira, sendo uma cível e outra criminal.

 

Os presos são acusados pelos crimes de roubo, furto, tráfico de drogas e homicídio. Entre os detidos encontra-se um adolescente que matou o professor Celso Milton de Oliveira há dois anos na cidade de Lagarto. O adolescente estava foragido da Unidade Educativa de Internação Provisória (Usip) desde o último dia 02 de janeiro.

 

Além das prisões, os policiais também apreenderam sete armas de fogo, dezenas de munições, uma quantidade ainda indeterminada de crack e maconha, sete motocicletas apreendidas, que foram roubadas ou furtadas e estavam sendo utilizadas na prática de crimes.

 

Disque Denúncia 181

 

De acordo com o secretário-adjunto da SSP, João Batista Santos Júnior, a operação 75 teve como objetivo cumprir os mandados de prisão em aberto e divulgar o Disque Denúncia 181 a fim de conscientizar a população da importância da denúncia no combate aos diversos tipos de crimes.

 

“A maior ferramenta das polícias de qualquer parte do mundo é a informação qualificada e a melhor forma de se obter esta informação é pelo 181, pois o cidadão não precisa se identificar e ele terá a certeza de que sua denuncia será checada e uma operação poderá ser planejada a partir de uma informação”, destacou João Batista.

 

O secretário enfatizou que muitas das prisões realizadas pela polícia sergipana nesta quinta-feira contaram com a participação de denúncias que chegaram via 181. Ele citou a epidemia do crack na sociedade como exemplo de uma parceria que pode ser mais estreitada com a população. “O crack é diferente de qualquer outra droga, pois o seu poder de vício e avassalador. Estes viciados tornam-se verdade um criminoso em potencial e passa a oferecer risco social”.

 

Para João Batista é preciso quebrar o ciclo vicioso e fortalecer a luta da polícia com o maior número possível de informações. “Nestes quatro anos que estamos à frente da SSP nunca prendemos tanto. Somente em 2012 foram mais de 3.400 pessoas detidas, mas mesmo assim os traficantes não se intimidam. Somente com apoio da sociedade é que podemos vencer esta luta”.

 

Diferenças entre 181 e 190

 

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Maurício Iunes, explicou que o 181 tem objetivo diferente do 190. “No 181 a pessoa vai fazer uma denúncia para que a polícia possa apurar e prender os criminosos. Já no 190 é o telefone de emergência da Polícia Militar e ele deve ser sempre solicitado sempre que pessoa necessite de atendimento urgente”, enfatizou.

 

SSP/SE.

Operação 75: SSP prende 61 adultos e detém 9 adolescentes em Sergipe

Comente com sua conta no facebook

Se não tiver facebook comente aqui.

Para: Operação 75: SSP prende 61 adultos e detém 9 adolescentes em Sergipe


 

Please log in to vote

You need to log in to vote. If you already had an account, you may log in here

Alternatively, if you do not have an account yet you can create one here.