Onze detentos fogem do presídio de Areia Branca

20 jul 2013 | 14:57 |
0 comentário
areia

(Foto: Arquivo Portal Infonet)

Onze detentos fugiram do presídio de Areia Branca na noite desta sexta-feira, 19. A informação foi confirmada pelo presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sindipen), Iran Alves, ao explicar que os internos da área identificada como “coletiva 3” [os mesmo que se rebelaram há um tempo atrás] fugiram através do único portão que restava na ala. No momento da fuga, somente quatro agentes estavam de plantão.

De acordo com Iran Alves, a fuga teria sido motivada pela insatisfação dos detentos com relação ao não cumprimento, por parte da Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania (Sejuc), de um acordo firmado no mês passado. “Entre as promessas feitas estão a abertura e fechamento do presídio às 6h e 18h, quando atualmente acontece às 7h30 e 16h, a melhoria da alimentação e a resolução dos problemas de superlotação”, revela.

O acordo realizado com os detentos, segundo Iran Alves, dificilmente pode ser cumprido.”Hoje nós fazemos o fechamento às 16h, porque não há condição alguma de fazer isso mais tarde em virtude do número reduzido de agentes e da iluminação precária no local. Com vinda dos presos das delegacias, houve uma superlotação e eles ficaram amontoados, o que dificulta ainda mais o nosso trabalho”, explica.

Dados do Sindipen apontam que o presídio abriga atualmente 465 presos. Somente quatro agentes trabalham por plantão, fato que representa uma média de 116 presos para cada agente. “Na semana passada, nós já havíamos enviado um ofício à Sejuc alertando que se novas medidas não fossem tomadas, coisas piores poderiam acontecer. Agora são 11 presos nas ruas oferecendo perigo à sociedade”, lamenta.

Somente quatro agentes estavam de plantão no local

Relembre
Desde o mês passado, o clima de insegurança predomina no local. Foram registradas fugas, tentativas de fuga e rebeliões. Com toda essa movimentação, as grades das celas foram arrancadas e as alas, segundo o Sindipen, atualmente contam com apenas um portão externo.

Desipe
A equipe de reportagem tentou entrar em contato com o diretor do Departamento do Sistema Penitenciário (DESIPE), Manoel Lúcio, mas não obteve êxito. Continuamos à disposição através do jornalismo@infonet.com.br e (79) 2106 8000.

Fonte: Portal Infonet

Onze detentos fogem do presídio de Areia Branca

Comente com sua conta no facebook

Se não tiver facebook comente aqui.

Para: Onze detentos fogem do presídio de Areia Branca


 

Please log in to vote

You need to log in to vote. If you already had an account, you may log in here

Alternatively, if you do not have an account yet you can create one here.