Mina de diamantes é descoberta a 270 km de Carira

22 maio 2013 | 11:29 |
0 comentário
minaUma mina de diamantes foi descoberta no município de Nordestina, em pleno Sertão da Bahia. A exploração desse mineral será realizada pela Lipari, uma empresa da Bélgica. Essa será a primeira mina de diamantes extraídos diretamente da rocha na América Latina. Essa mina promete mudar a economia do município, que hoje conta com 12 mil habitantes. Ainda em fase de pesquisas, o geólogo que coordena o trabalho da Lipari no sertão baiano, Christian Schobbenhaus, afirmou ao Estadão que esUma mina de diamantes foi descoberta no município de Nordestina, em pleno Sertão da Bahia. A exploração desse mineral será realizada pela Lipari, uma empresa da Bélgica. Essa será a primeira mina de diamantes extraídos diretamente da rocha na América Latina. Essa mina promete mudar a economia do município, que hoje conta com 12 mil habitantes.
 A notícia foi dada pelo jornal Estado de São Paulo. De acordo com a reportagem do periódico, a mineradora já investiu R$ 60 milhões na unidade e tem planos de aplicar mais R$ 30 milhões ao longo deste ano para acelerar as pesquisas e iniciar a comercialização do minério já no fim de 2014.  Somente a produção do município de Nordestina promete aumentar cinco vezes a oferta nacional de diamantes.
 Ainda em fase de pesquisas, o geólogo que coordena o trabalho da Lipari no sertão baiano, Christian Schobbenhaus, afirmou ao Estadão que estima em pouco mais de 2 milhões de quilates de diamante a capacidade total das minas em Nordestina, que fazem parte do projeto Braúna. Um quilate de diamante de rocha kimberlítica é negociado, hoje, a cerca de 310 dólares. O kimberlito é uma rocha rara, que forma o manto da terra. Chega à superfície após uma erupção vulcânica. De acordo com a reportagem, foi nessas explosões, ocorridas há bilhões de anos, que o kimberlito trouxe para próximo da superfície terrestre os diamantes.
Fonte: Aratu

Mina de diamantes é descoberta a 270 km de Carira

Comente com sua conta no facebook

Se não tiver facebook comente aqui.

Para: Mina de diamantes é descoberta a 270 km de Carira


 

Please log in to vote

You need to log in to vote. If you already had an account, you may log in here

Alternatively, if you do not have an account yet you can create one here.