História – Carira e Gameleiro – Por: João Hélio de Almeida

20 abr 2013 | 16:17 |
0 comentário

carira e gameleiroO presente artigo trata sobre a crença de que o povoado Gameleiro é mais velho que Carira e que Carira nasceu ou começou no Gameleiro. É uma crença falsa e sem embasamento. Além do mais, incoerente. É uma afirmação desprovida de raciocínio lógico. Como um lugar nasce ou começa em outro?

O Poder Executivo Municipal de Carira, sem mostrar em que está fundamentado, acabou legitimando esse absurdo, através de um jornalzinho intitulado “Boletim informativo do Município de Carira – Carira in foco nº 1” lançado em 2009. Na página 11 está publicada uma matéria sobre a escola do Gameleiro. Logo abaixo, à esquerda de uma foto de uma carteira quebrada, está escrita a seguinte aberração: “a escola do povoado que deu origem à cidade de Carira foi entregue em condições subumanas” e iniciando a matéria, repete: “Num estado de calamidade pública a escola do povoado que deu origem à cidade de Carira foi entregue em condições subumanas”.

A mim não interessa esse tipo de comentário politiqueiro de quem fez ou deixou de fazer alguma coisa. O que é bizarro são as afirmações históricas ali implícitas e impostas sem nenhum critério. É importante que afirmações desse tipo, sejam validadas por fontes confiáveis. É o mínimo de responsabilidade que se espera. Só que até agora, não encontrei fundamentação para essa afirmação legitimada pelo Poder Público de Carira.

Ao contrário, lendo os livros “Retalhos de História” e “Memórias”, de Olímpio Rabêlo de Morais e a “Enciclopédia dos Municípios Brasileiros”, volume “Sergipe”, compilada pelo IBGE, encontrei claramente as informações de que a fundação da primeira casa em Carira foi em 1865, enquanto a construção da primeira casa do Gameleiro aconteceu quinze anos depois, em 1880, quando o Alferes Manuel Hipólito Rabelo de Morais adquiriu terras nas quais fundou o povoado Gameleiro.

Quero reforçar que essa informação nos chega através do político e memorialista Olímpio Rabêlo, sobrinho em segundo grau do próprio alferes. Então, fica à mercê do nosso bom senso em quem acreditar: na afirmação sem embasamento da Administração Municipal, ou num dos maiores intelectuais carirenses, parente do próprio fundador do Gameleiro.

É bem possível que a ilusão de que “Carira teve origem no Gameleiro” seja porque Manuel Hipólito, fundador e morador daquele lugar, chegou a ser intendente (cargo equivalente hoje ao de Prefeito) da vila de São Paulo (que é o atual município de Frei Paulo). E tanto Carira como o Gameleiro eram povoados de Frei Paulo. Como político, Manuel Hipólito tinha opositores em Carira, o que gerou rivalidade entre famílias, chegando a conflitos armados como houve entre partidários do alferes e a família de Martinho de Souza e de Santo Inácio, conforme relatos deixados em dois livretos de autoria de Antônio Conrado de Souza: “Estória Pitoresca, memoráveis recordações da antiga região carirense” e “Momentos de Minha Vida”. Provavelmente a condição de prestígio político do Gameleiro e do Alferes (inclusive amigo do Presidente do Estado, Padre Olímpio Campos) tenha causado a falsa impressão de que aquele povoado é mais velho que Carira e que Carira nasceu lá.

Observem que tudo que é comentado aqui tem fundamento em fontes primárias ou secundárias. Por exemplo, eu mesmo li no Arquivo Público Estadual de Sergipe, documentos assinados pelo Alferes Manuel Hipólito, como intendente da Vila de São Paulo.

Espero que este artigo ajude a desfazer um mal-entendido que se arrasta por gerações e é disseminado por quem não tem conhecimento de nossa história.

 

_________________________________________________________________________________

joao helioJOÃO HÉLIO DE ALMEIDA

Graduado em História e Especialista em Ciências das Religiões.

Professor da rede pública estadual.

História – Carira e Gameleiro – Por: João Hélio de Almeida

Comente com sua conta no facebook

Se não tiver facebook comente aqui.

Para: História – Carira e Gameleiro – Por: João Hélio de Almeida


 

Please log in to vote

You need to log in to vote. If you already had an account, you may log in here

Alternatively, if you do not have an account yet you can create one here.