Eclipse Solar ocorre neste domingo, mas é preciso cuidado para observar

3 nov 2013 | 10:50 |
0 comentário

Na manhã deste domingo (03) vai acontecer um evento raro, a Lua vai cobrir o Sol em um eclipse parcial. O fenômeno será visível de Sergipe com magnitude de 0.228, este será o ultimo eclipse do ano.

Serão quase duas horas de eclipse, a Lua começa a sobrepor o Sol às 8:04:12, horário local e o ponto máximo será 54 minutos depois, às 08:58:44. O fenômeno segue por mais uma hora e ocorre aos 57° de altura e 102° de Azimute (graus entre o norte e a posição da estrela, seguindo a linha do horizonte).

002

 

Observação

Por se tratar de um eclipse parcial do sol e com baixa magnitude, não é recomendado que se tente visualizar a olho nú. Segundo o professor Augusto Cesar Silva Almeida, diretor da CCTECA Galileu Galilei, há pessoas que usam filmes e placas de Raio X para tentar visualizar, mas o recomendado é o uso de filtros especiais.

“Se tem de tomar cuidado, pois algumas pessoas usam Raio X para tentar ver o Sol, mas isso é perigoso. O recomendado é que se use filtros especiais para não prejudicar a visão”, explica Augusto. O Sol é uma estrela de brilho intenso e a tentativa de observar o eclipse pode causar problemas de visão.

Um eclipse Solar parcial é quando a Lua e o Sol se alinham com a terra. A Lua cobre parte do sol durante um período do dia. Em Sergipe a magnitude será de 0.228, segundo o site da NASA (Agência Espacial Americana). Isso significa que cerca de 20% do Sol será coberto, com escurecimento de 13,3%.

Eclipse Solar ocorre neste domingo, mas é preciso cuidado para observar

Comente com sua conta no facebook

Se não tiver facebook comente aqui.

Para: Eclipse Solar ocorre neste domingo, mas é preciso cuidado para observar


 

Please log in to vote

You need to log in to vote. If you already had an account, you may log in here

Alternatively, if you do not have an account yet you can create one here.