DNIT agiliza duplicação de rodovias em Sergipe

4 maio 2013 | 16:02 |
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dsc00907Estão chegando ao fim duas concorrências públicas para contratar mais obras de duplicação da BR-101 em Sergipe. A Superintendência Regional do DNIT no Estado informa que dois processos licitatórios entraram em sua fase final.
O primeiro edital – número 788/12, define a contratação dos serviços de construção de nova ponte sobre o rio São Francisco, no município de Propriá, na divisa entre Sergipe e Alagoas. Além da construção de nova ponte na BR-101 o projeto incluiu a reabilitação da atual travessia.
A segunda concorrência pública em conclusão é o edital 634/12. Com ela, o DNIT vai contratar os serviços de duplicação da BR-101 no trecho que vai da rodovia SE-339 (acesso para Capela) até a SE-245 ( Pedra Branca). A previsão é que os serviços no trecho de 25 quilômetros comecem a partir do próximo mês e sejam concluídos em 720 dias.
Atualmente, 129 do total de 206 quilômetros de extensão da BR-101 no Estado estão em duplicação. Além das novas pistas, o projeto inclui a construção de 45 pontes, 9 viadutos e 3 passagens inferiores. O trecho de 52 quilômetros entre o município de Estância e a divisa com a Bahia já tem projeto de duplicação concluído. A duplicação no trecho sul será executada por meio de convênio com o governo do Estado de Sergipe, que já prepara licitação das obras.
BR- 235 – Durante audiência realizada nesta semana com o Governador de Sergipe, Marcelo Deda, o Ministro dos Transportes, Paulo Passos autorizou a delegação de competência para que a Superintendência Regional do DNIT em Sergipe licite os estudos para a duplicação do trecho da BR-235 no Estado, desde Aracaju até Itabaiana.
O estudo dá sequência ao plano do Governo Federal de melhorar a ligação entre os estados de Sergipe e Bahia pela BR-235. O DNIT investe atualmente R$ 25 milhões na adequação de capacidade dos 10 quilômetros da travessia urbana de Itabaiana, incluindo duplicação e vias laterais.
Enquanto conclui a pavimentação de vários trechos da BR-235, como o que foi liberado ao tráfego nesta sexta-feira (22/02) entre a localidade Canché e o município de Uauá/BA (confira aqui), o DNIT viabiliza a pavimentação de toda a importante ligação. O projeto executivo para pavimentar o trecho localizado entre Jeremoabo/BA e Carira/SE já foi aprovado pelos técnicos da Superintendência Regional da Autarquia no estado da Bahia.
A licitação da obra será lançada no próximo mês, visando iniciar a pavimentação ainda neste semestre. Os recursos necessários para o serviço – aproximadamente R$ 140 milhões, estão previstos no PAC 2.
Por Assessora de Comunicação DNIT/SE.

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