Bem Estar – Benefícios do Gengibre – Por: Cleide Guedes

20 abr 2013 | 16:34 |
0 comentário

gengibreO gengibre é uma planta herbácea com muitos benefícios à saúde. Como planta medicinal, ele é uma das mais antigas e populares do mundo. Suas propriedades terapêuticas são resultado da ação de várias substâncias, especialmente do óleo essencial, que contém canfeno, felandreno, zingibereno e zingerona.

O gengibre possui sabor picante e pode ser usado tanto em pratos salgados quanto em doces. Pode ser usado sob diversas formas: fresco, seco, em conserva, em capsulas (em pó) ou cristalizado.

 

Você sabia?

Ele é bastante indicado para programas de desintoxicação do organismo, além de ser considerado um poderoso antiinflamatório, anticoagulante, antioxidante e bactericida.

O gengibre é utilizado para tratamento de náuseas, vômito, dor d cabeça, congestão do peito, cólera, gripe, diarreia, dor de estômago, reumatismo e doenças nervosas. Essa planta é um excelente remédio para inflamação da garganta, asma, bronquite, além de ser excelente no combate ao câncer.

O gengibre pode ser utilizado como antibiótico, além de possuir componentes que tratam a depressão. Os extratos estimulam os centros vasomotor e respiratório.

 

Gengibre em pó

O gengibre em pó tem o sabor mais suave e diferente do fresco. Por isso, o gengibre em pó não pode substituir o gengibre cru, como em receitas, por exemplo. É muito usado em confeitarias e padarias para fazer bolos diversos, pães biscoitos e tortas. Também combina com frutas e legumes e faz parte de várias misturas de temperos.

O gengibre em pó pode ser feito em casa: deixe secar, retire a casca e moa-o inteiro. Ou você pode comprar pronto em pacotes ou em forma de cápsulas.

 

Como fazer o chá de gengibre

  • Aqueça ½ litro de água, não precisa ferver (o gengibre perde as propriedades em água muito quente);
  • Despeje o líquido sobre duas colheres (sopa) do gengibre cru, ralado ou esmagado;
  • Tampe e deixe em repouso por cerca de dez minutos.

 

O chá de gengibre ajuda a emagrecer?

O chá poderá ajudar na sua dieta, pois estimula a digestão, alivia a constipação e é um tônico cardíaco. Ele trata a obesidade, pois ajuda acelerar o metabolismo e queima calorias.

Para facilitar a digestão, queimar calorias e reduzir peso, o recomendado é tomar ½ litro de bebida por dia, dividido em cinco doses iguais. Tome o chá sempre depois das refeições.

 

FONTE: http://belezaesaude.com/gengibre/.

 

_________________________________________________________________________________

cleide guedesCLEIDE GUEDES

Técnica em Musculação

Bem Estar – Benefícios do Gengibre – Por: Cleide Guedes

Comente com sua conta no facebook

Se não tiver facebook comente aqui.

Para: Bem Estar – Benefícios do Gengibre – Por: Cleide Guedes


 

Please log in to vote

You need to log in to vote. If you already had an account, you may log in here

Alternatively, if you do not have an account yet you can create one here.