Atividade física: academia

22 mar 2013 | 13:24 |
0 comentário

atividade-fisica-1-edicao-revista-mais-gloria31

Todas as pesquisas comprovam que a prática de exercícios físicos, aliada a uma alimentação adequada e uma boa noite de sono constituem fatores de prevenção e controle de diversas doenças, além de auxiliar na promoção da saúde física e mental.

Mas para que isso aconteça, é necessário que haja uma infraestrutura mínima, adequada que possa oferecer ao cliente uma prática de exercícios diferenciados, seguros, bem de acordo com o seu estilo de vida, objetivos, desejos e individualidade.Percebemos que a grande maioria de indivíduos que procura uma academia apresenta componentes que representam perigo de vida: hipertensão, colesterol elevado, sedentarismo, tabagismo e impaciência para ver os resultados. A causa pode estar associada ao estilo de vida ou à pressa.

Ao matricular-se em uma academia, é de suma importância que o futuro cliente passe por uma entrevista (ANAMNESE) e faça uma avaliação da aptidão física, antes de iniciar qualquer tipo de atividade física. Esse procedimento irá auxiliar o profissional de Educação Física, no planejamento e na prescrição de exercícios adequados e específicos para cada aluno. Não é o que hoje costumamos observar. O aluno se inscreve na academia e sai fazendo todos os exercícios contidos no valor da mensalidade. Pensa, talvez, que o simples fato de fazer tudo, de uma hora para outra irá contribuir para um processo mais rápido de perda de peso e de condicionamento físico, ganho de massa muscular e fatalmente ocorrerão lesões.

As lesões são causadas, na maioria das vezes, por falta de atenção ou ansiedade do praticante, histórico de saúde, como também pela baixa qualidade do serviço oferecido na academia, já que a grande maioria dos proprietários contrata apenas profissionais recém-formados, técnicos que não estão atualizados, ou aquele rapaz que malha há mais de 10 anos e que não estudou, só vivenciou no dia a dia da academia e tudo isso devido ao custo.

Veja alguns benefícios que a musculação pode trazer:

Praticando musculação regularmente, há uma enorme melhora na parte estética, pois trabalhando os músculos, você irá modelar o seu corpo, deixando-o mais firme e bonito. A gordura é disforme e em excesso deixa o seu corpo deformado. A musculação ajuda a eliminar gordura e aumenta a massa muscular, fazendo com que você fique mais bonito.Através da musculação, você pode aumentar muito a sua força muscular, pois irá fortalecer os músculos, tornando uma pessoa mais forte. Ao treinar, você estará exercitando não só o corpo, mas também seu cérebro que fica mais eficiente no comando da massa muscular. A musculação torna o coração mais saudável. Até pouco tempo, apenas as atividades aeróbias eram recomendadas para a saúde cardíaca, mas isto vem mudando. A musculação treina o coração para esforços intensos, enquanto os exercícios aeróbios preparam o coração para atividades suaves e prolongadas. Quando a pessoa fortalece os músculos, a frequência cardíaca e a pressão arterial sobem menos com o esforço.

A musculação melhora a postura, pois a maioria dos casos de dores nas costas é relacionada à fraqueza muscular

e à falta de flexibilidade. Assim sendo, o trabalho com peso é indicado nestes casos, pois os músculos (que sustentam os ossos) se tornam mais resistentes.

Você vai melhorar a sua autoestima, ficando mais bonita, ágil, saudável, confiante e de bem consigo mesma.

Melhora o sono e o bem-estar. Depois de fazer uma atividade aeróbia, é normal você se sentir mais ágil e disposta. Daí para dormir bem é muito fácil.

A musculação rejuvenesce e mantém você jovem. A partir dos 30 anos, nós começamos a perder massa muscular e podemos chegar a perder 30% de massa magra até os 80 anos. Todos nós envelhecemos, mas quem faz musculação, retarda este processo. A perda muscular é amenizada para quem faz exercícios com peso.

A musculação ajuda a emagrecer. Todos os exercícios ajudam na perda de peso, em todos há um gasto calórico, uns menos, outros mais. A longo prazo, os exercícios com peso, apresentam um importante papel, pois aumentam a taxa metabólica basal.

Com a musculação, você vai amenizar, e muito, a celulite, pois aumentando a massa muscular, sua pele (em cima do músculo) fica mais lisa. A redução da gordura não melhora a aparência da pele. Ela pode ficar flácida e cheia de furinhos, mas se você fizer exercícios com pesos, evitará a flacidez e definirá os músculos, minimizando a celulite.

Por isso exija profissionais qualificados, infraestrutura e a melhor informação de tudo o que você está fazendo, o porquê, e as consequências daquelas atividades para sua vida, já que o objetivo é a melhoria da qualidade de vida.

_________________________________________________________________________________

Clauder Rodrigues da Costa

Prof. ESP: CLAUDER RODRIGUES DA COSTA

(professor de Educação física, pós-graduado em Educação física escolar – com ênfase em educação motora, instrutor da academia oficina do corpo e da academia água viva durante três anos 2008 a 2011.), possuo vários cursos de musculação e membro do grupo de estudo da Ufs – Se.

Cref: 001141 G/Se

Atividade física: academia

Comente com sua conta no facebook

Se não tiver facebook comente aqui.

Para: Atividade física: academia


 

Please log in to vote

You need to log in to vote. If you already had an account, you may log in here

Alternatively, if you do not have an account yet you can create one here.