Agências bancárias abrem e fecham uma hora mais cedo em Sergipe

22 out 2013 | 02:12 |
0 comentário

Mesmo sem aderir o horário de verão, no Estado de Sergipe o expediente nas 200 agências bancárias do setor público e privado começou e terminou mais cedo. Os bancos abriram às 09 horas e fecharam às 15h. O adiantamento em uma hora para o atendimento ao público e fechamento nas agências segue orientação da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

“Ainda que no nosso estado não tenha aderido oficialmente o horário de verão, os sergipanos terão de ficar alertas para se adaptar às mudanças de horários para várias  atividades. As viagens de avião e as atividades bancárias são as de maior repercussão no dia a dia das pessoas”, destaca o presidente do sindicato dos Bancários de Sergipe, José Souza.

O horário de verão vai até o dia 16 de fevereiro de 2014, um total de 119 dias. E assim como Sergipe, todos os estados do Nordeste e Norte não aderiram o horário de verão. No Brasil, os relógios foram adiantados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste: Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, no Paraná, em São Paulo, no Rio de Janeiro, Espírito Santo, em Minas Gerais, Goiás, em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.

Segundo os assessores do Ministério de Minas e Energia, a medida vai permitir maior aproveitamento da luz solar e evitará a necessidade de maior investimCaixaentos em geração e transmissão de energia, bem como o acionamento de usinas térmicas.

Dos cálculos do governo federal, o horário de verão resultará numa economia de R$ 4,6 bilhões em investimentos, que deixarão de ser feitos e de R$ 400 milhões sem o acionamento de usinas térmicas.

Saiba Mais

No Brasil, o horário de verão foi instituído pela primeira vez no verão de 1931 para 1932, pelo então presidente Getúlio Vargas. A medida é adotada sempre nesta época do ano, quando os dias são mais longos por causa da posição da Terra em relação ao Sol. No fim do ano, há também um aumento na demanda por energia resultante do calor e do crescimento da produção industrial devido ao Natal.

Na última temporada (2012/2013), o horário de verão resultou em economia de 4,5% no período de pico nos estados em que foi adotado. Este ano,  a única mudança em relação a 2012/2013 foi  a saída do Tocantins, que fez parte do horário de verão no ano passado pela primeira vez. Já a Bahia, que participou em 2011, ficou fora este ano do novo horário, mais uma vez.

Agências bancárias abrem e fecham uma hora mais cedo em Sergipe

Comente com sua conta no facebook

Se não tiver facebook comente aqui.

Para: Agências bancárias abrem e fecham uma hora mais cedo em Sergipe


 

Please log in to vote

You need to log in to vote. If you already had an account, you may log in here

Alternatively, if you do not have an account yet you can create one here.